O World Of Video Games está passando por reformas em seu layout, e em breve teremos o novo template no blog oficial. Atenciosamente, Equipe WOVG.

5 de mai. de 2012

Manual Introdutório do Nintendo 64

Depois de uma semana inteira sem falar da Nintendo, vamos falar sobre ela um pouco. já que a uns dias atrás eu vi uma matéria super interessante no N64 Brasil: uma espécie de manual do Nintendo 64 (o meu primeiro console e considerado, por mim, o melhor).


Mas não estamos falando de um site criado por um otário qualquer: estamos falando de um manual oficial e confidencial do Nintendo 64.

Vale dizer que o site possui informações muito importantes para aqueles que desejam criar um jogo de N64. É um manual introdutório (isso já foi citado) feito pela própria Nintendo para ajudar os antigos programadores e os atuais também. Todos nós sabemos que na internet nada é 100% confiável, mas esse site parece oficial mesmo... o legal é que esse site explica cada parte da arquitetura do Nintendo 64, inclusive o 64DD.


Na primeira página, Mario dá as boas vindas (como na imagem acima) e é possível ver uma aba lateral que possui os capítulos do manual. Os capítulos possuem a visão geral do console, informações de som, funções de programação usadas para gerenciar o 64DD... o Rubens (pessoa que postou no N64 Brasil) acha que essas informações do 64DD foram parar lá para incentivar o desenvolvimento de softwares para o acessório.


Depois dessa parada da arquitetura geral, o site mostra a programação do N64, na qual é feita em base da linguagem C, com variações. E ainda possui mais arquitetura gráfica, com renderizações 2D e 3D, processos de hardware e software, uso de Frame Buffers (sei lá o que é isso), cálculos de geometria 3D, processamento de áudio (citado acima), técnicas e dicas e até exemplos de programas (rodados pelo próprio N64). O site ainda possui a explicação do poderoso gráfico 3D de nosso N64.

Como é visto no início (basicamente, a segunda imagem desse post), o site foi atualizado pela última vez em março de 1999. É muito provável que esteja no ar desde esse período. Esse site é hospedado pelo icequake.net.

Mas, como sempre, tem um porém: para realmente entender o site, você tem que ter noções de programação e de inglês (nisso, nos perguntamos: pra que serve o Google Tradutor?).

Para entrar nesse site (finalmente), é só clicar aqui. O site possui umas propagandas idiotas, para tirar elas é só clicar em "show/hide".


Vlw!

0Comente!comentários:

Postar um comentário