O World Of Video Games está passando por reformas em seu layout, e em breve teremos o novo template no blog oficial. Atenciosamente, Equipe WOVG.

31 de jan. de 2012

Final Fantasy

Já tava faltando falar sobre Final Fantasy, aqui no blog, né?



"Final Fantasy" é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). "Final Fantasy" possui como elementos filmes, animes, livros etc. Mas o seu principal elemento é a série de jogos de RPG. E é sobre elas que eu irei falar. A série começou em 1987, com o jogo "Final Fantasy", mas o problema é que a Square estava passando por uma grande dificuldade financeira. A previsão era de que "Final Fantasy" fosse o seu último jogo. Mas ele foi um grande sucesso, tirou a Square do fundo do poço e, além do mais, deu início à uma série. Desde então, a série estendeu-se para outros tipos de jogos (gêneros), como RPG eletrônico de estratégia, RPG eletrônico de ação, Massively multiplayer online role-playing game, e corrida.

Apesar da maioria dos títulos de "Final Fantasy" terem vários enredos, lugares e elenco, eles possuem características comuns que definem a série. Algumas dessas características são: enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos são centrados em um grupo de heróis que derrotam um grande inimigo, enquanto os personagens aprendem a lidar com suas próprias irritações, conflitos pessoais, etc. Os nomes das personagens dependem da história, das línguas, da cultura e da mitologia de todo o mundo.

A série tem sido, comercialmente, muito bem-sucedida, com 97 milhões de exemplares. É sempre muito-bem recebida pelas críticas e têm sete recordes no Guinness. A série é conhecida pela renovação, os gráficos e o músico, como o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada de Nobuo Uematsu. "Final Fantasy" tem sido uma marca importante nos games, influenciando a gestão da Square e a sua relação com outras empresas de games. Também foi responsável pela introdução de várias características comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação dos RPGs no mercado ocidental. A série de games que mais rivaliza com "Final Fantasy" é "Dragon Quest", também da Square Enix.

Títulos


Capa do primeiro jogo para NES

Jogos

O primeiro jogo da série foi lançado em 18 de dezembro de 1987. Os títulos seguintes são numerados e têm uma história diferente dos anteriores. Sendo assim, concluímos que os números se referem mais ao volume do que a sequência. Muitos jogos de "Final Fantasy" foram adaptados para os mercados da América do Norte, Europa, Austrália em várias plataformas, como consoles, PC, celular. Jogos planejados apareceram na sétima geração dos games (a atual, que tem Wii, Xbox 360, PlayStation 3), como "Final Fantasy Versus XIII", "Final Fantasy Type-0", e "Final Fantasy XIII-2". Em março de 2007, há 28 jogos na série, e esse número tem incluído a principal série, de "Final Fantasy" a "Final Fantasy XIII", assim como as sequências diretas e Spin-offs. E boa parte dos títulos antigos foram refeitos para os consoles e portáteis mais atuais.

Série Principal

Os três primeiros jogos da série foram lançados para NES. "Final Fantasy" foi lançado no Japão em 1987 e na América do Norte em 1990. O jogo deu origem a muitos gêneros de RPG que seriam usados, mais tarde, pelo próprio jogo e por outras séries. "Final Fantasy II", lançado em 1998, no Japão, tem tido vários relançamentos, junto com o primeiro jogo. O último jogo para NES, "Final Fantasy III", foi lançado em 1990, mas o jogo não foi lançado fora do Japão até o remake para Nintendo DS, em 2006.

O Super Nintendo também recebeu três jogos da série principal, todos eles foram relançados para várias plataformas. "Final Fantasy IV" foi lançado em 1991, mas na América do Norte, foi lançado apenas como "Final Fantasy II". O jogo deu origem ao sistema de "Active Time Battle". "Final Fantasy V", lançado em 1992, no Japão, foi o primeiro jogo da série a produzir uma sequência: uma curta série de anime chamada "Final Fantasy: Legend Of Cristals". "Final Fantasy VI" foi lançado no Japão em 1994, sendo lançado na América do Norte no mesmo ano, apenas como "Final Fantasy III".

Assim como o Super Nintendo, o PlayStation também recebeu três jogos da série principal. O jogo de 1997 "Final Fantasy VII" foi o primeiro da série a apresentar gráficos em 3D. O jogo possuía personagens poligonais em fundos pré-renderizados. Também deu origem a um ambiente mais moderno, estilo que esteve presente no jogo seguinte. Também foi o primeiro jogo da série a ser lançado na Europa. O oitavo jogo foi lançado em 1999, sendo o primeiro a usar, de um jeito excelente, personagens realistas e ter um vocal como música-tema. "Final Fantasy IX", lançado em 2000, trouxe de volta os ambientes usados anteriormente, não os modernos ambientes, usados em VII e VIII.

Mais três jogos, incluindo um jogo online, foram lançados pra PlayStation 2. O jogo de 2001, "Final Fantasy X", foi o primeiro a apresentar áreas totalmente em 3D e dublagem, e foi o primeiro a ter uma sequência direta em jogo, chamado Final Fantasy X-2. "Final Fantasy XI" foi lançado para PlayStation 2 e PC em 2002, e depois para Xbox 360. Além de ser o primeiro MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) da série, "Final Fantasy XI" também introduziu as batalhas em tempo real, ao invés de encontros aleatórios. "Final Fantasy XII", lançado em 2006, também possui muitas batalhas em tempo real e campos interconectados.


Desculpem, não consegui obter mais informações... espero que tenham gostado!
Fonte: Wikipedia
Vlw!

1 comentários:

  1. Yоur aгticlе has establіshed necessary to me.
    It’s νeгy helpful and you're simply clearly really well-informed in this field. You get popped my personal eye in order to numerous views on this particular matter with intriguing, notable and reliable articles.

    My page :: Xenical
    Also visit my page : Xenical

    ResponderExcluir