O World Of Video Games está passando por reformas em seu layout, e em breve teremos o novo template no blog oficial. Atenciosamente, Equipe WOVG.

19 de abr. de 2012

Nolan Bushnell

E então, gente, como é que vai?
Vamos começar uma nova categoria aqui no blog, se chama "Na vida real". Nela, vamos falar sobre os designers (e afins) principais dos games, já que, sem eles não teríamos nada nesse blog!


O cara na foto acima é Nolan Bushnell. O que esse cara fez para o mundo dos games? Ele foi o responsável pela popularização dos games, já que foi (e ainda é) o grande fundador da Atari. É um engenheiro eletricista e empreendedor americano. E além de fundar a Atari, ele fundou a rede de fast food Chuck E. Cheese's!

Biografia

Bushnell nasceu em 5 de fevereiro de 1943 (69 anos). É considerado o pai dos videogames da atualidade.

O primeiro game que tirou noites de sono de Bushnell foi "Spacewar!" (de Steve Russell). Ele jogava enquanto estudava na Universidade de Utah, em 1962. E ele gostou tanto do jogo que dois anos depois de sua graduação (1970), converteu o quarto de sua filha numa sala onde poderia reinventar Spacewar para arcade.

No início, a ideia era usar um computador, já que seus preços haviam abaixado muito, e mesmo assim era caro demais para ser usado em arcades. Já que era assim, ele falou "fazer o quê, né?": Bushnell criou um dispositivo onde só podia se jogar Spacewar. Os gráficos eram menos elaborados e ele o batizou de "Computer Space".

No ano de 1971, Nolan vendeu sua ideia para Bill Nutting, dono da "Nutting Associates". Então, Bill contratou Bushnell para vigiar a criação do "Computer Space", já que trabalhava em outros projetos de engenharia. O Computer Space começou a ser vendido no fim de 1971, mas infelizmente foi um fracasso, com vendas entre 500 e 1500 máquinas.

Por causa desse fracasso, Nolan deixou a Nutting Associates e formou uma sociedade com o seu amigo Ted Dabney e abriu uma nova empresa chamada "Syzygy", mas já que esse nome já pertencia a outra companhia, eles deram a ela o nome de Atari.

O primeiro produto da Atari foi um Pong, jogo de tênis eletrônico em que o objetivo é jogar a bolinha do outro lado, sem chance do adversário rebater. Ao contrário do que muitos pensam, Bushnell não criou o Pong, foi o engenheiro Al Alcorn (ele só ajudou na criação, já que tinha visto um joguinho chamado "Tennis" do Odyssey algumas semanas antes, em uma feira).


Eles colocaram o Pong num bar da Califórnia chamado "Andy Capp's Cavern". Um dia depois, o dono do bar ligou dizendo que havia um problema com o jogo, mas o único problema na máquina era que haviam muitas moedas nela! O problema foi resolvido sem dificuldade.

O Pong perdeu a popularidade no ano de 1977, quando jogos em cartuchos começaram a fazer sucesso, mas ele sempre terá um lugar nos nossos corações!


Por hoje é só!
Fonte: Wikipedia
Vlw!

0Comente!comentários:

Postar um comentário