O World Of Video Games está passando por reformas em seu layout, e em breve teremos o novo template no blog oficial. Atenciosamente, Equipe WOVG.

3 de abr. de 2012

Comparação: FIFA x PES


Oi, gente! Hoje, eu vou dar a MINHA opinião sobre um dos maiores confrontos do mundo dos esportes, dentro do videogame. Qual jogo você prefere: FIFA, representante da EA Sports, ou PES, representante da Konami?

Vamos à aquela análise de sempre. Meu primeiro jogo, entre esses foi um FIFA 08, para PC. Na época eu não me interessava muito por jogos de futebol, então esse devia ser o primeiro. Eu lembro que eu era MUITO ruim, eu não sabia nenhum dos comandos, só como se cruzava e como se movimentava (barra de espaço e setas). Lembro exatamente como foi o meu primeiro gol: sempre que o outro time marcava, eu tentava chutar do meio-campo, na volta do jogo. O meu primeiro gol foi assim, do meio-campo, na sorte. A questão é: depois que eu aprendi os comandos, eu jogava dia e noite, me divertindo pra valer.

FIFA 08
A questão é: depois disso, eu fiquei sabendo do PES 09, e quis comprá-lo também. Foi o que aconteceu. Nesse aí os comandos eram... tensos. Eu ficava NERVOSO quando perdia, não tanto no FIFA, já que eu me divertia com ele. Eu lembro de uma vez que eu peguei meu teclado e o joguei no meu monitor, porque perdi uma partida entre Flamengo e Ipatinga (eu sou flamenguista de coração, e o monitor saiu intacto). Portanto, eu prefiro o FIFA nessa categoria: diversão.

Depois disso, eu fiquei sabendo que ia sair o FIFA 09. Com tanta diversão que o FIFA 08 proporcionou, a experiência no 9 poderia vir a ser até melhor. Foi o que aconteceu. Tinha chegado o meu FIFA 09, eu me diverti muito com ele e com os meus amigos.

PES 2011
Numa festa de natal (do ano passado), eu fui na casa do meu primo, e ele tem um PS3. Nós jogamos PES 2011 na casa dele. Controlar o PES com o Dual Shock é que é jogabilidade para um jogo de futebol: fácil de se acostumar, bem legal... o chato é que, como eram as minhas primeiras partidas no jogo, só rolava um 3 a 1 pro meu primo (e pro resto da galera que queria jogar, o clássico "perdeu, entra outro"). E os gráficos eram quase impecáveis, nesse jogo, bem animal. Mas nesse caso eu não poderia jogar o Dual Shock na televisão dele, né...

Mas, até agora, FIFA 08 e 09 se mantiveram como os únicos jogos de FIFA que eu joguei (quer dizer, já tive um pouco da experiência do FIFA 08 lançado para Wii, mas é quase a mesma coisa que o para PC...), e recentemente, eu fiquei sabendo do lançamento do PES 2011 para 3DS. Finalmente poderia jogar o jogo que eu me diverti muito na minha casa e em qualquer lugar! Mas quando eu recebi foi um saco. Acredite se quiser: o único time brasileiro nessa bagaça é o Internacional. A jogabilidade é meio difícil e o uniforme da seleção brasileira... é branco e verde nas mangas e na calça? E, tanto nesse jogo como nos outros, eu tenho que admitir que o PES ganha do Fifa, quando se trata de gráficos. Os gráficos para versão 3DS são ótimos, são tão bons que o jogo se mantém como o único que eu me enjôo facilmente.

Vencedor: Fifa
PES é bem melhor do que FIFA na questão dos gráficos, mas mesmo assim, o segundo é mais divertido e a jogabilidade é bem mais fácil. A diversão é garantida no FIFA, tanto para iniciantes quanto para avançados, mas o PES requer um nível de "ser um bom jogador" tão alto...


É isso! Antes de comentarem na nova caixa de comentários, lembrem-se que as opiniões são MINHAS, e que vocês podem comentar as suas...
Vlw!

0Comente!comentários:

Postar um comentário