O World Of Video Games está passando por reformas em seu layout, e em breve teremos o novo template no blog oficial. Atenciosamente, Equipe WOVG.

27 de fev. de 2012

Steve Jobs: a influência no mundo dos games


Opa, e aí, galera, beleza?
Bom, é claro que quase todo mundo aqui conhece Steve Jobs, um dos cofundadores da Apple e o criador do iPhone. Mas o que as pessoas não sabem é que ele teve uma presença marcante nos videogames atuais, porque ele foi uma das pessoas que trabalhou na Atari. Veja mais informações a seguir!




A verdade é que Steve teve uma grande influência na história dos games, sem nem sequer ter tentado. Mas acontece que ele não era algo como um jogador fanático, ou coisa do tipo (ok, está claro para todos os jogadores que já possuíram um computador Macintosh. A verdade é que as versões para Mac sempre ficam em segundo plano. Em uma entrevista de 2012, Jobs disse que seu jogo favorito era Nanosaur, um péssimo TPS exclusivo para Mac. Apesar de ter "apenas" a intenção de revolucionar a indústria da música, a indústria dos computadores pessoais e a indústria cinematográfica, ao longo do caminho, Steve Jobs também mudou a cara na indústria dos games.

Parte do jogo favorito de Steve, o "Nanosaur".
Apesar da aparente indiferença do Steve, a Apple e os jogos tornaram-se duas coisas completamente indissociáveis (duas coisas que não podem, de jeito nenhum, se separarem). Os computadores e telefones da Apple são tão fáceis de se entender e de se usar, que milhões de pessoas que não jogam videogames puderam jogar joguinhos divertidos através de seus iPhones ou iPads, e a loja iTunes oferece uma pequena plataforma onde pequenos desenvolvedores podem distribuir facilmente jogos, e ainda por cima, lucrar com eles. O mercado de jogos da Apple tem crescido tão rápido, ultimamente, que numa apresentação recente no lançamento de um produto, o novo CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que o iPod Touch é o "aparelho para jogos mais popular do mundo".

A geração "Apple II"

No ano de 1975, Nolan Bushnell (fundador da Atari) teve a ideia para um game que leva o mesmo estilo que "Pong" para o seu novo produto, o Atari 2600. Ele contratou um jovem desconhecido, chamado Steve Jobs, para ajudar a criar o jogo. Jobs chamou seu amigo, Steve Wozniak, e a dupla começou a criar Break out (explodir, empipocar). Por várias razões técnicas, a versão de Break out de Jobs e Wozniak não é a que a Atari usou no Atari 2600, ficando apenas como protótipo da versão final.

Jogo planejado por Bushnell
No ano seguinte, Wozniak e Jobs lançaram o primeiro computador Apple. Eles eram construídos à mão, com caixas de madeira, e sem monitores ou teclados. Um ano depois, o primeiro Apple II saiu da linha de montagem. Foi assim que a era da informática nasceu.

O grande destaque da Apple II foi um programa de planilha direcionada aos negócios: os desenvolvedores rapidamente viram seu potencial para games e, usando os ótimos gráficos (aquele gráfico era bom pra época)  proporcionados pelo poderoso poder processionamento do Apple II, criaram vários jogos, tais como: Oregon Tail, Prince Of Persia, Wizardry e os primeiros jogos da série Ultima.

Prince Of Persia e Ultima, respectivamente
A revolução do Macintosh

A próxima grande criação de Steve nos games, o Apple Macintosh, conquistou o mundo da tecnologia, no início de 1980, mas mesmo assim o seu foco não eram os games. Já naquela época, os gamers mais devotados (gamers mais dedicados, afeiçoados) já estavam usando PCs, como uma das plataformas. A maior base instalada de PCs e a tecnologia DirectX eram melhores para as pessoas que desenvolviam os jogos, e também dentro da Apple, houve a preocupação de que a combinação de jogos e a revolucionária interface gráfica do Mac parecesse na mente do público que o seu produto era, basicamente, um brinquedo. A maioria dos jogos disponíveis no Mac foram, originalmente, criados para PC, embora existam algumas exceções. O famoso jogo Adventure Mist foi desenvolvido originalmente para Macintosh, e portado para PC.


Outro jogo bem importante, desenvolvido para Mac, é Marathon, criado pela Bungie. Antes de se tornar famosa pela série de jogos Halo, a Bungie desenvolvia projetos para o Macintosh. Mas a verdade é que Halo seria um jogo para Mac, e foi concebido inicialmente como um RTS, e depois um TPS, mas antes do seu lançamento, a Microsoft comprou o estúdio e eles optaram por transformar seu jogo em um FPS, para o lançamento do Xbox. Confira o vídeo abaixo:


Pippin, o grande fracasso da Apple nos games

A verdadeira incursão da Apple nos games aconteceu em meados da época de 1990, depois de Jobs ter sido afastado do cargo de CEO da empresa, pelos seus acionistas. Foi nesse período que Jobs comprou a Pixar, e a transformou na gigante que é hoje, enquanto a Apple lançava um dos videogames menos vendidos da história.

Imagem do Pippin
O Pippin (feito com uma parceria com a Bandai) foi um fracasso gigante, e parte disso deve-se à concorrência dos games daquela atualidade (PlayStation, Nintendo 64 e Sega Saturn) e ao fato dele chegar no mercado com o preço absurdo de U$S 599,00. Vendeu apenas 42.000 unidades e recebeu pouquíssimos jogos.


A Apple de hoje

Jobs retornou à Apple em 1996, e passou a próxima meia década desfazendo os danos que foram causados por decisões ruins, enquanto ele não estava no comando, como o Pippin (que foram feitas na sua ausência). O lançamento do primeiro iPod, em 2001, deu início à era moderna da Apple, e mesmo ele nunca tendo sido concebido como uma máquina de jogos, havia um número limitado de games disponíveis. Um clone de Break out chamado Brick foi incluído no aparelho.

Em 2006, a loja iTunes começou a vender jogos para o iPod, oferecendo inicialmente nove jogos. Conforme o  poder de processamento do iPhone e iPod Touch foi crescendo, as possibilidades para jogos também cresceu, e hoje em dia existem literalmente milhões de títulos, em todos os gêneros e estilos imagináveis para o iPod Touch e iPhone.

Fruit Ninja e NOVA para iPhone
A  tomada do mercado de telefones inteligentes pela Apple pode vir a ser o seu maior legado para o mundo dos games. Milhões de pessoas compraram um iPhone para falar com seus amigos, mas descobriram um sistema de jogos versátil, poderoso e portátil. Muitos, sem dúvida, também descobriram o amor pelos jogos através de seus iPhones.

O iPad, com seu hardware poderoso, interface fácil de usar e tela grande, oferece aos desenvolvedores uma ótima plataforma para criação de jogos cada vez mais complicados e profundos. O jogo mais alto nível desenvolvido especificamente para IOS, é Infinity Blade, um RPG de ação desenvolvido pela Epic Games (a mesma de Gears of War), que rivaliza em qualidade com qualquer grande jogo lançado nas grandes plataformas.


Mike Capps, presidente da Epic, deu essa declaração de Jobs: "Steve aconselhou-nos a descobrir o que nós amamos. Ele descobriu o que ele amava e mudou o mundo inteiro fazendo isso. Sua paixão fez com que tantas pessoas talentosas se concentrassem na inovação, na qualidade, na usabilidade. O Verdadeiro legado de Steve não está nos produtos criados até agora, mas em sua visão duradoura que orienta a Apple para trazer-nos o futuro."

Um fato curioso: porque Steve foi despedido da Atari?

Steve Jobs foi despedido da Atari por causa de um hábito muito curioso e nojento. Jobs era uma pessoa que tinha uma dieta vegetariana radical, e então chegou uma época em que ele apenas comia frutas. Ele acreditava que as frutas, por serem "puras", não produziam odor corporal. Assim, ele passou a não tomar banho. As pessoas se afastavam dele por causa de seu cheiro ruim, e Nolan Bushnell (citado antes no post: ele era o presidente da Atari) decidiu despedir ele. Não acredita em mim? Leia a biografia de Steve Jobs.


Bom, gente, gostaram?
Fonte: NeoGames
Vlw!

0Comente!comentários:

Postar um comentário