Na Universidade de Berkeley, na Califórnia, publicaram um estudo na revista científica PLoS Biology em que dizem que tiveram resultados positivos para o uso de videogames comuns no tratamento para adultos com problemas de visão. O estudo foi feito com pacientes em uma condição chamada ambliopia, conhecida como olho vago ou preguiçoso.
A ambliopia causa perda na acuidade visual, o que decorre a uma série de fatores, como por exemplo o estrabismo. Essa perda da qualidade de visão normalmente ocorre quando o indivíduo é criança com técnicas como a oclusão, quando o olho é coberto por um... "tampão", para forçar o desenvolvimento do olho deficiente. Porém, há um porém! Esse tipo de tratamento só é eficaz após 8 anos de idade, quando muitos médicos da busca por melhorias.
Durante um mês foram estudadas um grupo de 20 pessoas em um grupo de 15 a 61 anos que apresentam ambliopia. Durante a pesquisa, um grupo jogou um total de 40 horas (2 horas por sessão) do jogo Medal Of Honor: Pacific Assault. Um outro jogo SimCity Societies a mesma quantidade de horas com um tampão sobre o olho bom.
A surpresa mesmo foi o resultado: um aumento em 30% na acuidade visual, uma melhoria ainda bem superior ao tratamento comum de oclusão ocular feito em crianças. A melhoria se mostrou através de testes de visão comuns e percepção de profundidade 3D (três dimensões). E a melhoria não parou de crescer após 40 horas de jogo, o que impediu uma conclusão definitiva sobre possibilidades do tratamento.
Os pesquisadores já tão cheios de grana para a segunda etapa da pesquisa (verba de um milhão e setecentos mil dólares !!! ). Essa fase irá durar três anos e irá contar com um grupo maior de pesquisados, principalmente crianças, e terá jogos desenvolvidos especialmente para a pesquisa (Nintendo 3DS, caraca!).
"Não achamos uma boa ideia chamar crianças de 5 anos para explodir coisas" - comentário do pesquisador Dennis Levi.
Fonte da pesquisa: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/09/pesquisa-aponta-videogames-como-tratamento-para-problemas-na-visao.html
Vlw, notícias de tecnologia da Globo e a você, por ler essa notícia!
0Comente!comentários:
Postar um comentário