O World Of Video Games está passando por reformas em seu layout, e em breve teremos o novo template no blog oficial. Atenciosamente, Equipe WOVG.

5 de set. de 2011

Videogames são apontados como tratamento para problemas de visão

Na Universidade de Berkeley, na Califórnia, publicaram um estudo na revista científica PLoS Biology em que dizem que tiveram resultados positivos para o uso de videogames comuns no tratamento para adultos com problemas de visão. O estudo foi feito com pacientes em uma condição chamada ambliopia, conhecida como olho vago ou preguiçoso.

A ambliopia causa perda na acuidade visual, o que decorre a uma série de fatores, como por exemplo o estrabismo. Essa perda da qualidade de visão normalmente ocorre quando o indivíduo é criança com técnicas como a oclusão, quando o olho é coberto por um... "tampão", para forçar o desenvolvimento do olho deficiente. Porém, há um porém! Esse tipo de tratamento só é eficaz após 8 anos de idade, quando muitos médicos da busca por melhorias.

Durante um mês foram estudadas um grupo de 20 pessoas em um grupo de 15 a 61 anos que apresentam ambliopia. Durante a pesquisa, um grupo jogou um total de 40 horas (2 horas por sessão) do jogo Medal Of Honor: Pacific Assault. Um outro jogo SimCity Societies a mesma quantidade de horas com um tampão sobre o olho bom.

A surpresa mesmo foi o resultado: um aumento em 30% na acuidade visual, uma melhoria ainda bem superior ao tratamento comum de oclusão ocular feito em crianças. A melhoria se mostrou através de testes de visão comuns e percepção de profundidade 3D (três dimensões). E a melhoria não parou de crescer após 40 horas de jogo, o que impediu uma conclusão definitiva sobre possibilidades do tratamento.

Os pesquisadores já tão cheios de grana para a segunda etapa da pesquisa (verba de um milhão e setecentos mil dólares !!! ). Essa fase irá durar três anos e irá contar com um grupo maior de pesquisados, principalmente crianças, e terá jogos desenvolvidos especialmente para a pesquisa (Nintendo 3DS, caraca!).

"Não achamos uma boa ideia chamar crianças de 5 anos para explodir coisas" - comentário do pesquisador Dennis Levi.


Fonte da pesquisa: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/09/pesquisa-aponta-videogames-como-tratamento-para-problemas-na-visao.html
Vlw, notícias de tecnologia da Globo e a você, por ler essa notícia!

0Comente!comentários:

Postar um comentário