Mario (マリオ), também conhecido como Super Mario, é um personagem fictício em sua própria série de videogames, criado pelo designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Mario é o mascote oficial da Nintendo, e o protagonista principal da sua própria série de jogos, tendo a sua aparição em mais de 80 jogos desde a sua criação. Embora, inicialmente, apenas aparecendo em jogos de plataforma, começando em Donkey Kong, Mario aparece atualmente em gêneros variados de videogames, tais como corrida, quebra-cabeça, RPG, luta e esporte.
Mario é retratado como um encanador baixo, que vive no Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom). Ele tem a missão de resgatar a Princesa Peach capturada pelo seu inimigo Bowserem seus diversos planos e salvar o Reino dos Cogumelos. Mario também tem outros inimigos e rivais, como Donkey Kong (em poucos jogos) e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet.
Como mascote da Nintendo, Mario é um dos personagens mais famosos da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 210 milhões de unidades no mundo inteiro[1]. Devido à sua fama, ele também inspirou programas de televisão, cinema, quadrinhos e uma linha de produtos licenciados.
Criação
Imagem do primeiro jogo do Mario: "Donkey Kong"
Aparência
Aparência de Mario, ao longo dos anos
Na época, era complicado conceber sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca. As aparências de Mario foram mudando conforme cada jogo da série era lançado para os consoles de videogame da Nintendo, como por exemplo no título Super Mario World, no qual Mario foi desenhado mais corretamente (devido a uma maior quantidade depixels) com carateristicas físicas ainda iguais as de seu irmão, Luigi.
Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario macacões azuis e blusa vermelha para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr.. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis depois que Super Mario Bros. 3 estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. No console Wii, este famoso macacão ganhou uma textura que o fez ter um ar de manufaturado.
Baby Mario
Baby Mario, provavelmente em Mario Kart Wii
Baby Mario, como o nome indica, é a versão bebê de Mario. Apesar de aparecer junto com sua versão mais velha em títulos de esporte da Nintendo como Mario Tennis, Mario Golf, Mario Superstar Baseball, Mario Kart: Double Dash!! eMario Kart Wii, é geralmente aceitável que estes jogos estão fora do conceito da linha do tempo da realidade onde se passam as aventuras dos irmãos Mario, de modo que Mario e Baby Mario não são personagens distintos.
Ele apareceu a primeira vez em Super Mario World 2: Yoshi's Island que contava o começo da história do Mario e Luigi desde que eles eram bebês. Neste jogo, com a ajuda dos Yoshis, Baby Mario deve salvar Baby Luigi (a versão bebê de Luigi) de Kamek The Magikoopa que é aliado de Baby Bowser (versão bebê de Bowser).
Obrigado, Wikipédia, por todas as informações acima!
Vlw!
0Comente!comentários:
Postar um comentário